Últimos Posts

Fale conosco pelo skype
clinicasaliba
Fale conosco pelo Skype

Endodontia

O que é tratamento endodôntico, ou tratamento de canal?

 

É a remoção do tecido mole que se encontra na parte mais interna do dente (câmara e canal), e que recebe o nome de polpa. Esta pode estar sadia ou infectada e, ao ser removida, é substituída por um material obturador.

 

Quais são os sintomas mais característicos para se indicar o tratamento endodôntico?

 

Dor espontânea isto é, o dente começa a doer sem estímulo de forma latejante, não muito bem localizada e que aumenta com o calor. Neste caso, a polpa ainda está viva, porém inflamada, e o uso de analgésicos não resolve. Já quando há morte da polpa, geralmente a dor é bem localizada, havendo sensação de "dente crescido" e dor ao mastigar. Além disso, ao se abaixar a cabeça, tem-se a sensação de que o dente "pesa".

 

Sempre que um dente dói, deve receber tratamento endodôntico?

 

Não. Os dentes podem ter resposta dolorosa a qualquer estímulo fora do normal: frio intenso, calor intenso, doce e salgado. Esses sintomas são observados em dentes cariados, em dentes com o colo exposto (retração das gengivas) e em dentes submetidos à carga intensa (durante a mastigação). Nesses casos, removendo-se a causa cessa a dor.

 

Após as sessões de tratamento, é comum sentir dor?

 

Não. O que pode acontecer nas primeiras 48 a 72 horas é ficar com uma sensação dolorosa decorrente da aplicação do anestésico e da manipulação do dente, que pode ser resolvida pela ingestão de analgésicos.

 

O dente morre depois do tratamento?

 

Não, pois todo o suporte desse dente permanece vivo: osso, membrana periodontal (fibras que fixam o dente ao osso) e cemento (camada que recobre as raízes).

 

O inconveniente é que, como é polpa que confere sensibilidade ao dente, se o mesmo for novamente atacado por cárie, isso não será percebido devido à ausência de sensação dolorosa.

 

O que poderá ocorrer se tratamento endodôntico não for realizado?

 

Poderá se desenvolver uma lesão na região apical (infecção na raiz e nos tecidos vizinhos), que poderá ter conseqüências mais sérias, como dor intensa, inchaço, febre e bacteriemia (bactérias na corrente sanguínea), podendo até mesmo matar dependendo da condição sistêmica do paciente. A única solução a partir daí poderá ser a extração do dente.

 

O dente com tratamento de canal fica imune a cáries?

 

Não. Mesmo com tratamento de canal um dente pode ter cárie. A diferença é que neste caso não haverá dor. Porém, como em qualquer outro dente, se houver suspeita de cárie em um dente com tratamento de canal procure seu dentista.

 

    Endodontia

Criado por 1ML Web Studio

  • Unidade Odontológica:
  • Rua General Glicério, 338  -
  • Araçatuba - SP  |
  • (18) 3622-6713 - 3623-4432